Matemática 2: Progressões, Matrizes, Combinatória e Geometria Analítica

R$29,90
dice-2777809_1920

Matemática 2

Entre as três matemáticas apresentadas no site, essa será a que mais terá subdivisões, sendo composta pelas Progressões, pelas Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares, pela Análise Combinatória e Probabilidade,  pelos Polinômios e finalmente pela Geometria Analítica.

Progressões

Em matemática, denominamos de Progressão a sucessão de números reais que obedecem a uma lei de formação pré-determinada.

Uma vez que se conheça a lei de formação da sequência, é possível obter um termo qualquer dessa sequência através da expressão que relaciona cada termo com sua devida posição.

São definidas duas formas de evolução dos termos da sequência, que denominamos de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.

Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares

Denominamos de matriz uma tabela, retangular ou quadrada, organizada em linhas e colunas, sendo utilizado o formato  m x n para caracterizá-la, onde m representa o número de linhas (horizontal) e n o número de colunas (vertical).

A toda matriz quadrada, onde o número de linhas é igual ao de colunas, podemos associar um número, que denominamos de Determinante.

Já os Sistemas lineares são compostos por um conjunto de equações lineares, composto por m equações e n incógnitas.

A solução de um sistema linear acaba sendo a própria solução de todas as equações que o compõem.

Análise Combinatória e Probabilidade

A Análise Combinatória é um ramo da matemática, o qual estuda coleções finitas, cujos elementos satisfazem a critérios específicos pré-determinados, se preocupando, no caso mais específico, com a contagem de elementos dessas coleções finitas.

Já a Probabilidade é um ramo da Matemática em que as possibilidades de ocorrer um certo experimento podem ser estimadas e transformadas em cálculos.

Polinômios

Em Matemática, o termo Monômio é utilizado para identificar a composição de números (constantes) e letras (variáveis), como por exemplo: 2x e 3zw. A toda expressão matemática que reuni dois ou mais monômios, denominamos de Polinômios.

De acordo com o número de variáveis de um monômio, é definido o seu grau. Num Polinômio, o grau é definido como sendo igual ao do monômio que apresentar o maior grau.

Geometria Analítica

A Geometria Analítica, Geometria de Coordenadas ou Geometria Cartesiana, são denominações dadas ao estudo da geometria através de sistemas de coordenadas.

O termo Cartesiano é devido a René Descartes, matemático francês, que ainda no século XVIII, relacionou a Álgebra com a Geometria, criando assim os princípios matemáticos necessários para poder analisar as propriedades do ponto, reta e circunferência, por meio de métodos geométricos.

Detalhes do Curso

  • Leituras 40
  • Quizzes 2
  • Duração 150 horas
  • Nível de Habilidade Médio
  • Linguagem Português
  • Alunos 9
  • Critérios de avaliação Auto

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%

Deixe uma resposta